segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Nosso amigo secreto de natal


Cegueta, clique para ampliar e ler a nota no Entrelinhas, na Gazeta do Povo de domingo

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Fala comigooooooooooo!!!

As regras de call center mudaram, vocês devem saber. Mas como no Brasil a lei nem sempre se aplica, liguei pra Vivo e depois de passado o primeiro menu, 6 minutos se passaram e nada, então desisti porque esse meu aparelho esquenta a orelha e estava com a bateria no mico.

Liguei pra Vivo porque: não importe o quanto eu mude de plano ou ganhe vantagens, minha conta vem mais de R$ 200 pila. Tudo bem que meu celular é bastante usado, mas não justifica eu adequar meu plano para meu uso se eles passam a inventar mais e mais tipos de cobrança.

A Anatel diz que está fiscalizando o cumprimento do Decreto e esperamos que a `coisa` melhore, pelo menos para sermos ouvidos, podermos xingar o atendente burro, o mau humorado, porque não há nada pior que perder a paciencia com uma máquina hauhauahau. Mas não só isso lógico, somos clientes, queremos ser ouvidos. Minha mãe por exemplo, estava com uma internet lerda e caquética, mas que pelo menos nunca caia. Depois de uns 20 telefonemas da Brasil Telecom, ela decidiu trocar a banda pra 2 mega, aí fudeu de vez, faz três dias que tá um chove não molha na sua conexao que até eu que sou uma pessoa super calma, paciente, pacificadora heheh, me indignei.

Bom...Para quem não conhece as novas regras...para exigir precisamos conhecer:
De acordo com o Decreto 6.523, os serviços de atendimento telefônico dos fornecedores de serviços (conhecidos por SACs ou call centers) devem garantir ao consumidor, no primeiro menu eletrônico, as opções de contato com o atendente, de reclamação e de cancelamento de contratos e serviços. Também é direito do consumidor, entre outros, o de não ter sua ligação finalizada pelo fornecedor antes da conclusão do atendimento. O usuário de serviços de telecomunicações que constatar descumprimento das normas do decreto pode entrar em contato com a central de atendimento da Anatel, tanto por telefone (0800 33 2001) quanto pela internet, para registrar a ocorrência.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Escola. Pra qual mudar?

Aguns pais devem estar na mesma situação que eu neste momento, com seu filho saindo da Educação Infantil e tendo que mudar de escola.

Muita coisa muda quando se entra no Ensino Fundamental. A `lei do Lula` diz que uma criança que completa 06 anos no ano regente entra no chamado `primeiro ano de nove`, são nove anos no Ensino Fundamental. O problema é que nem todas as escolas se adaptaram.

Visitei Dom Bosco, Senhora de Fátima, Positivo, Bom Jesus, Expoente, Cidadã, que mais...foram várias! Nessa fase, a criança vai deixar de ter suas atividades interpoladas com saídas das salas para visita ao parque, não terá mais lanches entre as aulas especiais e nem momentos específicos para a higiene. Isso nas escolas que não se adaptaram. Essas escolas tiveram o cuidado de separar apenas horário de recreio dos menores e dos maiores.

É um susto e ao mesmo tempo uma oportunidade de amadurecimento da criança fazer com que ela vá até sua sala sozinha quando o sinal tocar, cuide ou compre o seu lanche nos minutos de recreio. Lave suas mãos antes e escove seus dentinhos depois de comer. Organize seu material e não se perca no meio daquela multidão de crianças que se atropelam pelos corredores.

Mas também tem as escolas que são exatamente o oposto mas com o negativo disso. Ainda tratam as crianças como se fosse o pré 3, e são mesmo! Mas acabam atrasando o aprendizado delas ensinando, via caderno, ` com que letra começa tal palavra`, ` quantos sorvetes há no circulo`, ` como escreve seu nome`.

Então pude avaliar, entre as escolas que visitei, que a gente tende a botar defeito,  ou achar que não é suficiente, ou é caro demais para o que oferece. Mas dessa vez, com tudo que relatei, estou em dúvida entre duas boas instituições. Ambas tem uma estrutura bacana, sala de tudo `quanto` coisa, parques que dá vontade de ser criança.

Se for falar em valores, as escolas então entre R$ 380,00 e R$ 650. Sem contar uma que liguei (Suiço) que além da mensalidade, bem acima disso, paga-se uma jóia também, ensina em vários idiomas...mas não é pro nosso bico. Já que citei nomes, vamos dar continuidade a valores e qualidades: a Positivo está com o preço muito bom, se comparado com as outras, pelo que oferece. O que mata é a taxa de material - R$ 750 pila anual, para uma mensalidade de R$ 525,00. A do Expoente tá sem pila mais barato (mensalidade), mas diferente do Positivo, não estão inclusas as aulas especiais (musicalização, ballet, judô, xadrez, e até natação). O Dom Bosco e a Senhora de Fátima também estão nessa média de preço mas não se adaptaram ao mundo dos pais extremamente preocupados com a mudança de escola do filho. É tudo misturado, lanche dentro da sala, um parque por semana só. Ponto `positivo` pra eles no quisito segurança e infra-estrutura, porque é tudo novinho!

Bom...espero ter cooperado um pouco com a sua procura. Não vamos desistir, não existe escola perfeita mas estaremos criando serzinhos já com esse discernimento e mais lights no que se refere a auto-crítica.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Férias! Para onde ir, como ir...quanto pagar

Decidir em cima da hora onde passar as férias não é fácil. Ainda há muitas opcões de casas e apartamentos para locar para temporada, nos mais variados preços. Mas pra Santa Catarina não tem como descer pra olhar pessoalmente as que restaram com as qualificações desejadas, fora o cagaço de locar e não poder usufruir. Temos as `belas` praias do Paraná, com valores que pesquisei de R$ 250 a R$ 1800 a diária. Valores esses que são equivalentes ao contrato anual. Aí prefiro passar o ano todo descendo nos finais de semana.

Minha vontade esse ano era pegar uma casa do tipo `pé-na-areia, pra não ter aquele empenho de arrumar tudo, voltar como farofa, desarrumar tudo e quando se vê, o dia já acobou. Queremos levar os dogs, então AP também já previamente descartamos, bem como hotel, pousada ou candeias. Na hipótese de não levar os filhos caninos, olhamos resorts e cruzeiros e pasmem, a CVC tem vagas (em cruzeiros) apenas para o natal ao valor de R$ 26.345,00 para quatro adultos e duas crianças. Que aconteceu com os valores que anunciam no site de R$ 1200 por pessoa? Bom...as férias, se é que realmente as teremos, estão chegando e estamos aí,lendo livros com dicas, conversando com camaradas que vão de mochilão nas costas para Argentina, Chile, Uruguai, outros que estão também se cagando de medo de dar o dia de descer e o caos continuar instalado além das barreiras barrentas desmoronando em nossas estradas, outros que estão tão perdidos quanto nós e, sempre, no último caso, vamos para a mesma, há 20 anos, praia, lá no sul de SC. Praia essa que acham o paraíso e que no descarte das outras hipóteses, será o nosso destino.