terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Como amar o que é dos outros, como amar os outros

Algo me chateou essa semana. E com profunda estranheza me questionam: mas é só um passarinho!?

O casal de periquitos lá de casa deu três ovinhos. Um morreu assim que foi chocado, os outros dois estavam sob os cuidados da mãe, e depois sob os nossos. Dávamos comida no biquinho, limpávamos as penas, iamos acompanhando cada momento evolutivo de algo que de primeira não existe e depois passa a ser um serzinho vivo, com ações e reações pertinentes até de quem tem sentimento.

Entregamos os filhotinho (frango e galo) para serem criados soltos, e dia seguinte, um amanheceu morto. E porque isso me chateia tanto? A vida que se cria diante dos meus olhos me deixa sensível. A falta de amor pelo que é dos outros me causa indignação. Consigo associar essas 'pequenas' coisas da vida com a presença e a impotência diante de uma mãe batendo do filho, um pai sem paciencia com uma brincadeira, uma babá que esquece que o serzinho vivo que está no mesmo ambiente que o seu, vendo televisão e comendo porcarias, é uma concentração de energias positivas, vibrações contagiantes e o que dá sentido a vida de muitas outras pessoas.

O que falta nas pessoas para amar ao próximo? Seja na forma de respeitar um vizinho, de ser amigo de alguem que torce pra um time diferente do seu, ...amar uma criança que está suja na rua, uma criança que está limpa mas não é a sua!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Metrô, Copa do Mundo e outros assuntos pertinentes

A prefeitura de Curitiba está sem financiamento para terminar a prometida Linha Verde, cujas obras causam acidentes. Não tem dinheiro também para concluir o programa habitacional, dependendo assim mais do governo federal que do próprio orçamento do município. Não realizou obras importantes que melhorariam o trânsito, a vida de pedestres e principalmente de ciclistas em vários pontos da cidade. E por superestimar o ego, e fazer cumprir promessa inútil de campanha, e não apenas por trazer a Copa do Mundo pra cidade, busca recursos para implantação do metrô em Curitiba. Pra trazer a Copa tem também todo o investimento no estádio do Atlético, que daí já incentiva a reconstrução do estádio do Coritiba, fora a rede hoteleira, e tudo mais. 

é...No futebol rola muita grana! Muitos com baixos salários torcendo por poucos com ganhos milionários que não estão nem aí pra úlcera que o torcedor vai desenvolver de tanto se enfurecer com o time. Entre alegrias e tristesas com os resultados, vão usando seu tempo para discutir o assunto: um gol que, erroneamente, foi impedido, uma falta que não foi marcada, um juiz ladrão, a porrada como solução. 

A Copa do Mundo atrái para o futebol até quem não suporta assistir aos jogos. Porém poucos vão aos estádio em uma situação dessa, onde o valor do ingresso pode chegar a R$ 500 pila. São os mesmos que têm uma grande tevê de LCD em casa, que não pegam ônibus, nem vão pegar o metrô. Investimento para turistas? E quanto desemprego, rede hoteleira fechando e gente falindo vai haver depois da Copa?

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Pessoas transgênicas

A escolha de embriões humanos desencadeia uma reação sem volta, e cada vez mais inconsequente. Não estou de cara me predispondo a ser contra a genética modificada, mas apenas imaginando onde tudo isso vai chegar.

Se hoje liberam a escolha de bebezitos livre de cancer, ou outras doenças genéticas, amanhã vao escolher o sexo, depois da manha que venham lindos, com cabelos já pré-chapiados (se a moda virar ter cachinhos fudeu), que o nariz seja tudo delicado, que a pele seja levemente bronzeada, que a boca seja carnuda, que não se tenha pintas ou manchas fora do lugar, que sejam bons em cálculos, que escrevam com as duas mãos, que tenham pré disposição a aprender várias linguas, ufa...uma porrada de coisas dá pra pedir né? E a cotação pode ser em dólar! Olho verde R$ + 5 mil, olho castanho, desconto de 10%.

O ser humano não tem limite. Abre-se uma brecha e ele dá um jeito de sempre conseguir mais um espacinho. Vai escolher que tipo de filho vai querer ter e tarde demais vai perceber que 'fabricou' um igualzinho a tantos outros no mundo. No particularidades, no diferenças! Tudo geneticamente PERFEITO!

Trocando qualquer coisa por crack

De duas uma, ou essa droga deve ser muito gostosa, ou a fraqueza de quem experimenta e de cara vicia, faz o consumo estar em toda a parte.

Na praia, andandinho com a york da minha filha eu escutava...`cuidado com o dog`. Conversando com nativos, fiquei sabendo que estavam `roubando cachorros pra trocar por pedra`. 

Em curita, o papo era parecido: logo que voltamos, em uma conversa entre amigos, o assunto era, roubo de som, relógio, pequenos assaltos, tudo por pedra, e o que mais dói é saber que aquele teu óculos escuros de 200 pila vai ser trocado por cincão = em pedra.

 Alguem conhece aí quem venda a parada? Pois vou começar a andar com ela no bolso. Se alguem me assaltar já entrego a mercadoria a seu destino final.