segunda-feira, 5 de maio de 2008

Dia das mães - publicidade e jornalismo

Por que é que criaram o dia das mães? Ah lógico que você pensou no comércio, na publicidade. Mas fora isso? Criaram o dia das mães para só precisar homenageá-las nesse dia? Para haver um dia em que se diga eu te amo, ou obrigado por existir ou parabéns sem vergonha? MÃE é um dos poucos seres humanos que consegue ser tudo: mãe, pai, chefe de família, dona de casa, empregada, empresária familiar, empreendedora, profissional, e quase tudo ao mesmo tempo. Mas e daí, a maioria só dá valor quando vira mãe. Se o filho é homem, só dá valor quando conhece a sogra.

Desculpa meus conhecidos publicitários, ou meus amigos que trabalham no comércio, mas essas campanhas de dia das mães são uma furada. Eu sou mãe! E elas não me atingem.

Acabei de descrever mãe como um ser especial, vocês descrevem a mãe como um ser especial. Mas não é nada disso. Mãe é normal, faz tudo que faz, com muito mérito lógico, mas tenho certeza que elas não querem ser taxadas como essa heroina invencível. Elas só querem que o pai, o chefe, os amigos sejam como elas. E que o filho reconheça todo esforço antes de, como eu disse antes, ser mãe ou conhecer a sogra.

Que tal começar a pensar em umas campanhas em que o pai deseja ser igual a mãe. Fazer várias coisas ao mesmo tempo tipo dirigir atendendo o filho atrás, procurando um cd do seu agrado, fechando a janela pra ele não pegar vento, trancando a porta para não ser roubado, atendendo o telefone confirmando médico, e ainda ter argumento pra explicar para o guarda de trânsito porque estava fazendo tudo isso ao mesmo tempo. Vamos adorar ver seus esforços sobressaltados.

Já quanto ao jornalismo, eu fiquei levemente indignada com os releases recebidos. As campanhas distribuídas foram de clínica de massagem estética (como se elas só se preocupassem com a aparência), jantar light (como se todas precisassem emagrecer), jóia (como se a conquista fosse feita com ouro), e putz, eletrodoméstico (como se o filho e o marido disessem `vá pá cozinha mulé`).

Não é fácil presentear nesse dia com essas mães moderninhas, não é mesmo? Um conselho, comprou comprou, não comprou, não vem em cima da hora leva-la junto para escolher. Não tem DIA DAS MÃES pior.

Nenhum comentário: