segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Uma viagem turística pelo Ceará

Sol, muito sol, mas também muito vento pra refrescar os 29 graus que faz nesta época do ano (setembro). Foram quatro dias como se fossem 10. Muito a se fazer, conhecer, ...O que um turista pode esperar de Fortaleza? Se for por agência ou indicação de similares, vai ficar na praia de Meirelles, que é como o centro da cidade. Perto de tudo: comércio, meio caminho para outras praias, aeroporto, e a famosa feira de artesanato. Mas banho de mar mesmo não é aconselhavel. Todos os hoteis são a beira mar e a poluição da água vem principalmente do porto do Mucuripe, que é a a continuação da praia de Meirelles. No Mucuripe tem passeio de barco pirata, jangada e mercado de peixe, com frutos do mar fresquinhos e baratinhos, pescados no dia e feitos na hora. Um pouco mais adiante continuando a leste, praias do futuro 1 e 2. Ficamos na barraca do Chico Carangueijo, que de barraca não tem nada. Mais parece um mini parque aquático, com um bom almoço e muitooosss vendedores ambulantes, dá pra gastar brincando cinquentinha só de ajuda a poetas, artesãos, donos de jegues, cavalos, sanfoneiros, etc...E claro, imperdível a compra de lagostas fresquinhas, como essa aí da foto. 20 pila compra três.

Uma das coisas que mais se faz em Fortaleza é negociação: 'duas por 10', 'três por 15'. Se oferecem um passeio a cavalo pela praia por 10, pode contar que pedindo, sai por cinco. O que não se negocia são os serviços das cooperativas que levam o turista pra passeio e bugue pelas dunas, emprestam prancha pra skibunda, etc.

Vou falar um pouquinho do roteiro que tivemos lá pra quem tem pouco tempo de visita e quer conhecer o máximo de lugares possíveis...Primeiro dia saímos passear a pé em direção a praia de Iracema, foi quase um fiasco, está tudo em reforma, diz que vão fazer um calçadão de dar inveja a Meirelles, muros todos pichados e prostitutas de 10 a 80 anos, sem exagero. Nos valeu conhecermos uns nativos na ponte dos ingleses, que também de ponte não tem nada, mas que nos deu ótimas dicas para andar de ônibus, de quem contratar passeio de barco, em qual restaurante comer, tudo devidamente cobrado, mas foi um bom serviço, coisa que o hotel não se dispos a fazer. Devidamente e previamente pesquisados, seguimos de bus a R$1,80 para a praia do futuro. Ônibus confortável, ar condicionado e até uma figura que chingava o motorista assim: ' seu cavalo, seu jegue, vai me deixá longe de casa seu jumento, tá de lá a cá que quase quebra meu pescoço cabra da peste' - tudo no devido sotaque local.

Na praia do futuro violeiros, ambulantes, piscina, cerveja e muita lagosta, tão barato que devo ter comigo pelo menos umas seis. Fora peixe, ostra, camarão...As três horas a van que o nativo chamado 'camarão' nos pegou e levou de volta a Mucuripe para um passeio de barco por toda a orla fortalezense com direito a guia e parada para mergulho naquelas águas quentes e salgadas, mal se afundava. Dia cheio, noite de descanso, apenas uns mergulhos na piscina, jantamos e 10 horas já estava dormindo. Uma curiosidade sobre o nordeste é que amanhece muito cedo e escurece por volta das 17h30, muito cedo também. Dia seguinte foi dia de beach park e pra voce que manja o que tô falando deve perguntar: foi no insano? FUI, me caguei de medo a subida toda mas fui. Fora ele dá pra voltar a ser criança com tantos brinquedos emocionantes e divertidos que o parque tem. Imperdível.

Conforme combinado tinhamos um city tour para o terceiro dia. Começou cedíssimo mas foi borrowed. Pelo barco já tinhamos sabido de tudo que nos mostraram. Conhecemos um presídio que não é mais presídio. Faltou parar no mercado central e no Centro Dragão mar, coisa que fizemos a noite, by bus tambem. Na continuação do city tour conhecemos a praia de cumbuco com o famoso passeio com o sem emoção de bugue.

Para o último dia decidimos pegar a estrada, cerca de 100 km de Fortaleza e conhecer as praias de morro branco, falésias e canoa quebrada, um passeio imperdível. Foi mais tempo no bus do que curtindo, mas uma boa despedida entre mim e a lagosta. Com o precinho salgado aqui do sul, sabe lá deus quando vou me esbanjar novamente, então da-lhe mais umas cinco no prato.

Conforme um post anterior, aconselho pesquisar muito na internet antes de viajar e não ficar na dependencia de agência. Foi uma viagem turística maravilhosa, a melhor que já fizemos até hoje. Para uma segunda oportunidade para o mesmo lugar quero passar um dia no mar praticando, ou tentando praticar o windsurf, um dia inteiro em Jericoacora, com certeza mais um dia no beach park, Lagoinha e mais algumas que andei pesquisando...mas Fortaleza, por melhor que tivesse sido, só daqui uns 15 anos. Pra quem praticamento só o sul conhece, ainda há muito o que viajar...